25 de Julho de 2019
O Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPPI) é definido a partir da legislação que regulamenta o sistema educacional brasileiro, principalmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394/1996. Dessa forma, o PPPI constitui-se em um documento referencial para as instituições de ensino, orientando a construção da missão social, dos princípios, dos fundamentos e dos valores que compõem a identidade institucional e norteiam as práticas pedagógicas com a finalidade de cumprir a missão institucional e formar cidadãos e cidadãs. O PPPI é construído de forma participativa e possui um caráter contínuo e atemporal. Este documento também é um importante componente no processo de avaliação institucional, pois sua apresentação é obrigatória nos casos de credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior, para autorização, reconhecimento e renovação de cursos e para a avaliação externa de cursos.
13 de Março de 2019
Decanato de Administração (DAF)
Diretoria Administrativa Financeira do HUB UnB (DAF-HUB-UNB)
- Pagamento da Folha de Pessoal do HUB
- Repasse Orçamentario e Financeiro
- Execução do Relatório de Movimentação do Almoxarifado
- Execução Orçamentária Financeira e Contábil
- Regularização Contábil
- Reconhecimento de Dívida e Abertura de Sindicância
- Preposta HUB UnB
- Conformidade de Gestão
- Controle de Respostas das Solicitacoes CGU TCU
- Prestação de Contas de Convênios
- Acompanhamento do Contrato de Gestão
Diretoria de Projetos Acadêmicos (DPA)
Diretoria de Terceirização (DTER)
- Acordos e Ajustes Iniciais dos Contratos Terceirizados
- Acompanhamento e Gerenciamento de Renovações e Encerramentos de Contratos
- Acompanhamento e Gerenciamento de Repactuações, Reequilibrios ou aditamentos e/ou Supressão de Contratos
- Acompanhamento e Gerenciamento das Ordens de Serviço
- Auxílio com Subsidios na defesa da FUB nas Ações Trabalhistas
- Aprovação dos Pagamentos dos Serviços Prestados
- Fiscalização Mensal Obrigatória
- Fiscalização Eventual por Demanda Externa
- Fiscalização Eventual por Demanda Interna
- Fiscalização In Loco
- Auditoria por Demanda Eventual ou Programada
- Acompanhamento e Gerenciamento de Conta Vinculada
- Auxílio na Contratação dos Serviços Terceirizados
- Auxílio no Planejamento dos Serviços Terceirizados
- Subprocesso de Notificação
Decanato de Ensino de Graduação (DEG)
Diretoria Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA)
Coordenadoria Acadêmica Administrativa (CAA)
- Agendamento de Férias
- Assistência a Direção - Controle de Agendas
- Celebração de Convênio
- Contratação de Estagiários
- Controle de Funções Gratificadas
- Emissão de Certificado para Preceptores/Supervisores - Convênio FEPECS
- Gerenciamento de Frequências
- Planejamento de Compras
- Realização de Inventário Patrimonial
- Solicitação de Materiais de Consumo
- Solicitação de Serviços
- Termo Aditivo de Convênio de Estágio
Coordenadoria de Acompanhamento de Programas Especiais (CAPE)
- Acompanhar Programa Jovens Talentos
- Atualizar página oficial da CAPE
- Cadastrar Discente no Programa Ciência sem Fronteira
- Cadastrar Discente no Programa Jovens talentos
- Emitir Carta de Anuência para o Programa Ciência sem Fronteiras
- Emitir Comprovantes para o Programa Jovens Talentos
- Emitir Declaração para o Programa Ciência sem Fronteiras
- Encerrar Programa Jovens Talentos
Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico e Profissional (CDAP)
- Orientação Sobre Estágio Obrigatório e Não Obrigatório
- Divulgação de Oportunidades de Estágio
- Divulgação de Oportunidades de Estágio
- Recrutamento de Discentes para Estágio na Câmara dos Deputados
- Homologação de Termo de Compromisso de Estágio
- Homologação de Termos Aditivos
- Homologação de Rescisão de Termo de Compromisso de Estágio
- Recebimento de Relatório de Atividades de Estágio
- Emissão de Relatório Geral de Situação Acadêmica
Coordenadoria de Monitoria, Mobilidade e PET (CMOP)
- Orientação de Docentes e Discentes
- Emissão de Certificados e Declarações
- Encaminhamento de Ofício (AS IS)
- Homologação da Participação de Discentes da UnB no Programa de Mobilidade (AS IS)
- Homologação da Participação de Discentes de outras IFES no Programa de Mobilidade (AS IS)
- Encaminhar resposta à IFES de origem (AS IS)
- Encaminhar declaração de matrícula às IFES de origem (AS IS)
- Encaminhar histórico escolar escolar às IFES de origem (AS IS)
- Verificar a possibilidade de atendimento da solicitação (AS IS)
- Edital de concessão de bolsas para o programa de mobilidade (AS IS)
- Solicitação de publicação de edital (AS IS)
- Solicitação de publicação de resultado da primeira etapa (AS IS)
- Submeter à apreciação da comissão de seleção (AS IS)
- Folha de pagamento do programa de monitoria
- Regularização de créditos e pagamentos de monitoria
- Formação de Novo Grupo PET
- Submeter à apreciação do CLAA (com relator)
- Seleção de Discentes
- Renovação ou substituição de tutor
- Submeter à apreciação do CLAA
- Solicitação de Publicação
- Submeter à apreciação da comissão de seleção
- Nomear novo tutor
- Seleção de Discentes
- Submeter à apreciação do CLAA (com relator)
- Substituição ou alteração de situação de discente
- Homologação do planejamneto e do relatório de atividades anuais
- Submeter à apreciação do CLAA
- Homologação de controle de frequência
- Homologação da prestação de contas
- Acompanhamento dos grupos PET
- Formação de novo grupo de tutoria
- Confecção de edital de tutoria
- Solicitação de publicação
- Submeter à apreciação da comissão de seleção
- Submeter à nova apreciação da comissão de seleção
- Vinculação de discentes ao grupo de tutoria
- Desligamento ou substituição de discentes do programa de tutoria
- Folha de pagamento do programa de tutoria
- Acompanhamento dos grupos de tutoria
Decanato de Gestão de Pessoas (DGP)
Diretoria de Provimento, Acompanhamento e Movimentação (DPAM)
Coordenadoria de Provimento Docente (CPROV)
- Concurso Público para Professor Efetivo
- Concurso Público para Professor Efetivo - Realização
- Nomeação e Posse de Docente Efetivo
- Contratação de Docente Substituto/Visitante
- Processo Seletivo Simplificado
- Contratação de Docente Substituto/Visitante
- Renovação do Contrato
- Quitação de Contrato
Coordenadoria de Acompanhamento e Movimentação (CAM)
- Cessão com saída de servidor para outra instituição
- Acompanhamento de reembolso financeiro de cessão de servidor (AS IS)
- Acompanhamento de reembolso financeiro de cessão de servidor (TO BE)
- Cessão com chegada de servidor de outra instituição
- Redistribuição com chegada de docente na UnB
- Redistribuição com chegada de servidor técnico na UnB
- Redistribuição com saída de docente para outra instituição
- Redistribuição com saída de servidor técnico para outra instituição
- Remoção de servidor da UnB
- Remoção de servidor da UnB - A pedido do servidor e do superior hierárquico
- Remoção de servidor da UnB - Por permuta de servidor
- Remoção de servidor da UnB - Por solicitação do centro de custo
- Remoção de servidor da UnB - Por motivo de saúde
- Remoção de servidor da UnB - Por meio de edital
- Exercício provisório com chegada de servidor na UnB
- Exercício provisório com saída de servidor na UnB
- Colaboração com chegada de servidor na UnB
- Colaboração com saída de servidor na UnB
Prefeitura do Campus (PRC)
Diretoria de Serviços (DISER)
Coordenação de Transportes (CTR)
- Solicitação de Transportes
- Controle de Multas
- Regularização Anual de Frota
- Leilão de Veículos
- Solicitação de Combustível
- Registro de Sinistro
Unidades Acadêmicas
Faculdade da Ceilândia (FCE)
Secretaria de Graduação
- Registro e Efetivação de Matrículas
- Procedimentos de Prováveis Formandos
- Admissão de Aluno Especial
- Trancamento de Matrícula
- Atendimento ao Público e Emissão de Documentos
- Elaboração de Lista de Ofertas
- Monitoria
- Lançamento, Apropriação e Revisão de Menção
- Atividades Extracurriculares
- Atividades Complementares
- Apoio a Reunião de Colegiado
- Reintegração
- Mudança de Curso
- Aproveitamento de Disciplinas
- Equivalência de Disciplinas
- Estágio Supervisionado
- Exercícios Domiciliares
- Levantamento de Informações Gerenciais
- Outorga Antecipada de Grau
Execução da Despesa
- Memo. do DPO Nº 77/2014 (Implantação da Gestão por Processos da Universidade de Brasília)
- Boletim Informativo da DPR (Atividades Realizadas - 2014)
- Boletim Informativo da DPR (Atividades Realizadas - 2013)
- Ato da Reitoria N. 385/2011 (Aprova a estrutura organizacional do DPO)
Biblioteca
- Business Process Modeling Notation - BPMN
- Introdução ao BPM e CBOK
- BPM para Todos
- Estabelecendo o Escritório de Processos
Atos e Resoluções
Centros
- CENTRO CIBH (CONSUNI 0019.2018)
- CENTRO-CAEP-ATO-0292.1989
- CENTRO-CCOM-CONSUNI-0014.2007
- CENTRO-CDS--CONSUNI-0019.1995
- CENTRO-CDS-CONSUNI-0019.1995
- CENTRO-CEAD-ATO-0138.1989
- CENTRO-CEAM-ATO-0105.1986
- CENTRO-CEAM-ATO-0576.2001
- CENTRO-CEDE-CONSUNI-0044.1992
- CENTRO-CEDOC-ATO-0596.1988
- CENTRO-CEFTRU-ATO-0279.1996
- CENTRO-CEFTRU-CONSUNI-0001.1996
- CENTRO-CEFTRU-CONSUNI-0010.1998
- CENTRO-CEFTRU-CONSUNI-0014.2009
- CENTRO-CEPLAN-ATO-0927.1999
- CENTRO-CEPLAN-ATO-1082.2013
- CENTRO-CEPPAC-ATO-1304.2001
- CENTRO-CESPE-ATO-0471.2014
- CENTRO-CESPE-ATO-1129.1996
- CENTRO-CESPE-ATO-1654.2005
- CENTRO-CET-ATO-0154.1998
- CENTRO-CET-ATO-1461.1998
- CENTRO-CET-CONSUNI-0006.1999
- CENTRO-CET-CONSUNI-0026.2014
- CENTRO-CETEC-ATO-0861.2006
- CENTRO-CIFMC-CEPE-0074.1987
- CENTRO-CIFMC-CONSUNI-0022.2009
- CENTRO-CIORD--CONSUNI-0018.1995
- CENTRO-CIORD-CONSUNI-0018.1995
- CENTRO-CIRPS-CONSUNI-0012.2014
- CENTRO-CIRPS-CONSUNI-0033.2007
- CENTRO-CME-ATO-0550.1987
- CENTRO-CPAB-CONSUNI-0007.2007
- CENTRO-CPCE---UnBTV-ATO-0296.2015
- CENTRO-CPCE-ATO-0160.1995
- CENTRO-CPCE-ATO-0464.1986
- CENTRO-CPCE-ATO-0601.1990
- CENTRO-CPCE-ATO-2092.2003
- CENTRO-CPD-ATO-0966.1993
- CENTRO-CPGIS-ATA-DE-REUNIO-E-REGIMENTO-INTERNO
- CENTRO-CRAD-CONSUNI-0032.2007
- CENTRO-DATAUNB-ATO-0098.1986
- CENTRO-DATAUNB-ATO-1763.1997
- CENTRO-RAD-ATO-0125.1989
- OBSERVATRIO-SISMOLGICO-CONSUNI-0009.1988
- UnB-CERRADO-CONSUNI-0034.2010
Unidades Acadêmicas
- DEP.-ANTROPOLOGIA-CONSUNI-0001.1986
- DEP.-ARQUITETURA-CONSUNI-0003.1996
- DEP.-BOTNICA-CONSUNI-0015.1989
- DEP.-CINCIAS-COMPUTAO-CONSUNI-0002.1987
- DEP.-CINCIAS-CONTBEIS-E-ATUARIAIS-CONSUNI-0006.1992
- DEP.-CINCIAS-FISIOLGICAS-CONSUNI-0015.1989
- DEP.-CINCIAS-POLTICAS-CONSUNI-0021.1994
- DEP.-CLNICA-CIRRGICA-CONSUNI-0001.1989
- DEP.-CLNICA-MDICA-CONSUNI-0001.1989
- DEP.-DESENHO-INDUSTRIAL-CONSUNI-0008.2004
- DEP.-ECOLOGIA-CONSUNI-0015.1989
- DEP.-ELA-CONSUNI-0002.2017
- DEP.-ENFERMAGEM-CONSUNI-0006.1986
- DEP.-ENG.-FLORESTAL-CONSUNI-0022.1986
- DEP.-ESTATSICA-ATO-0830.1974
- DEP.-FARMCIA-CONSUNI-0007.2016
- DEP.-FILOSOFIA-CONSUNI-0010.1986
- DEP.-FITOPATOLOGIA-CONSUNI-0015.1989
- DEP.-GENTICA-E-MORFOLOGIA-CONSUNI-0015.1989
- DEP.-GEOGRAFIA-CONSUNI-0010.1986
- DEP.-GINECOLOGIA-E-OBSTETRCIA-CONSUNI-0001.1989
- DEP.-HISTRIA-CONSUNI-0010.1986
- DEP.-LINGUAS-ESTRANGEIRAS-E-TRADUO-CONSUNI-0011.1986
- DEP.-LINGUSTICA-LNGUA-CLSSICA-E-VERNCULA-CONSUNI-0011.1986
- DEP.-MORFOLOGIA-CONSUNI-0001.1989
- DEP.-NUTRIO-CONSUNI-0007.1986
- DEP.-ODONTOLOGIA-CONSUNI-0008.1986
- DEP.-PATOLOGIA-CONSUNI-0001.1989
- DEP.-PEDIATRIA-CONSUNI-0001.1989
- DEP.-PROJETO-EXPRESSO-E-REPRESENTAO-EM-ARQ-E-URB-CONSUNI-0003.1996
- DEP.-RELAES-INTERNACIONAIS-CONSUNI-0021.1994
- DEP.-SADE-COLETIVA-CONSUNI-0011.1988
- DEP.-SERVIO-SOCIAL-CONSUNI-0001.1986
- DEP.-TECNOLOGIA-EM-ARQ-E-URB-CONSUNI-0003.1996
- DEP.-TEORIA-E-HISTRIA-EM-ARQ-E-URB-CONSUNI-0003.1996
- DEP.-TEORIA-LITERRIA-E-LITERATURAS-CONSUNI-0011.1986
- DEP.-URBANISMO-CONSUNI-0003.1996
- DEP.-ZOOLOGIA-CONSUNI-0020.1993
- FACULDADE-AGRONOMIA-E-VETERINRIA-CONSUNI-0032.2014
- FACULDADE-CEILNDIA---FRMACIA-ENFERMAGEM-FISIOTERAPIA-TERAPIA-OCUPACIONAL-GESTO-DE-SADE-CONSUNI-0015.2008
- FACULDADE-CEILNDIA-ATO-0789.2007
- FACULDADE-CINCIAS-DA-INFORMAO-CONSUNI-0010.2010
- FACULDADE-CINCIAS-DA-SADE-CONSUNI-0031.2014
- FACULDADE-COMUNICAO-CONSUNI-0017.2016
- FACULDADE-COMUNICAO-CONSUNI-0017.2016
- FACULDADE-COMUNICAO-CONSUNI-0031.1988
- FACULDADE-DIREITO-CONSUNI-0018.2010
- FACULDADE-DIREITO-CONSUNI-0020.1994
- FACULDADE-EDUCAO-FSICA-CONSUNI-0002.1997
- FACULDADE-GAMA---ENGENHARIA-ENERGIA-ELETRNICA-AUTOMOTIVA-SOFTWARE-CONSUNI-0016.2008
- FACULDADE-MEDICINA-CONSUNI-0022.1999
- FACULDADE-PLANALTINA-CONSUNI-0001.2016
- FACULDADE-PLANALTINA-CONSUNI-0012.2005
- INSTITUTO-ARTES-CONSUNI-0013.2016
- INSTITUTO-ARTES-CONSUNI-0017.1988
- INSTITUTO-ARTES-REGIMENTO-INTERNO
- INSTITUTO-BIOLOGIA-CONSUNI-0009.2015
- INSTITUTO-CINCIAS-EXATAS-CONSUNI-0013.2015
- INSTITUTO-CINCIAS-POLTICAS-CONSUNI-0006.2003
- INSTITUTO-CINCIAS-POLTICAS-E-RELAES-INTERNACIONAIS-CONSUNI-0005.2003
- INSTITUTO-CINCIAS-POLTICAS-E-RELAES-INTERNACIONAIS-CONSUNI-0019.1994
- INSTITUTO-CINCIAS-SOCIAIS-CONSUNI-0004.1996
- INSTITUTO-FSICA-CONSUNI-0019.1997
- INSTITUTO-GEOCINCIAS-CONSUNI-0006.2015
- INSTITUTO-GEOCINCIAS-CONSUNI-0015.1988
- INSTITUTO-PSICOLOGIA-CONSUNI-0014.2015
- INSTITUTO-PSICOLOGIA-CONSUNI-0017.1987
- INSTITUTO-QUMICA-CONSUNI-0013.1998
- INSTITUTO-RELAES-INTERNACIONAIS-CONSUNI-0007.2003
- INSTITUTO-RELAES-INTERNACIONAIS-CONSUNI-0010.2015
Unidades Administrativas
- ATO DA REITORIA N. 1381/2017 - Atualiza a estrutura organizacional do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) da Universidade de Brasília, e dá outras providências
- ATO DA REITORIA N. 1683/2017 - Atualiza a estrutura organizacional do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da Universidade de Brasília
- RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Nº 0011/2018 - Aprova emenda ao Estatuto; altera o Regimento Geral e dá outras providências em relação à transformação do Parque Cienơfico e Tecnológico da UnB (PCTec/UnB) em Órgão Complementar
- RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Nº 0004/2018 - Dispõe sobre a criação da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (CAPRO), vinculada ao Conselho Universitário (Consuni)/UnB
- ARQUIVO-CENTRAL-CONSUNI-0019.2015
- ARQUIVO-CENTRAL-CONSUNI-0040.2014
- ASSESSORIA-DE-ASSUNTOS-INTERNACIONAIS-ATO-0071.1997
- ASSESSORIA-DE-ASSUNTOS-INTERNACIONAIS-CONSUNI-0004.1997
- CAMARA-CPLAD-CONSUNI-0018.2017
- CERIMONIAL-ATO-0583.1999
- CMARA-CPLAD-CONSUNI-0018.2017
- CMARA-CPO-CAD-0007.2013
- CMARA-CPPD-CONSUNI-0019.1990
- COMISSO-CPA-CONUSNI-0031.2013
- COORD.-CPAD-ATO-0212.2014
- DECANATO-DAF-ATO-1051.2017
- DECANATO-DEG-ATO-0666.2017
- DECANATO-DEX-ATO-0977.2017
- DECANATO-DEX-ATO-1113.2012
- DECANATO-DEX-ATO-1243.2017
- DECANATO-DGP-ATO-0513.2012
- DECANATO-DGP-ATO-1013.2015
- DECANATO-DGP-ATO-1145.2017
- DECANATO-DGP-CONSUNI-0029.2010
- DECANATO-DPI-CONSUNI-0001.2017
- DECANATO-DPO-ATO-0314.2016
- DECANATO-DPO-ATO-0385.2011
- DECANATO-DPO-ATO-0410.2016
- DECANATO-DPO-ATO-0527.2017
- DECANATO-DPO-CONSUNI-0016.2017
- DECANATO-DPO-CONSUNI-0029.2010
- DIR.-DCF---DAF-ATO-0814.2011
- DIR.-DCF---DAF-ATO-1088.2013
- DIR.-DCO---DAF-ATO-0815.2011
- DIR.-DCO---DAF-ATO-1086.2013
- DIR.-DGI---DAF-ATO-1087.2013
- DIR.-DGM---DAF-ATO-0816.2011
- DIR.-DGM---DAF-ATO-1083.2013
- DIR.-DIMEX---DAF-ATO-0325.2017
- DIR.-DIMEX---DAF-ATO-0352.2017
- DIR.-DIV---DAC-ATO-0488.2013
- DIR.-DOB---DAF-ATO-1085.2013
- DIR.-DPA---DAF-ATO-0817.2011
- DIR.-DPR---DAF-ATO-1414.2015
- DIR.-DRM---DAF-ATO-0604.1993
- DIR.-DSQVT---DGP-ATO-0465.2012
- DIR.-DTER---DAF-ATO-1104.2013
- FAZENDA-GUA-LIMPA-CONSUNI-0003.2003
- FAZENDA-GUA-LIMPA-CONSUNI-0016.1991
- FUNDAO-DOIS-CANDANGOS-CONSUNI-0023.1992
- HOSPITAL-HUB-CONSUNI-0021.2008
- HOSPITAL-HUB-CONSUNI-0028.1992
- OUV-CONSUNI-0007.2011
- PJU-ATO-0092.1986
- PJU-ATO-0567.2002
- PJU-ATO-0607.1987
- PRC-CONSUNI-0017.2017
- PRC-CONSUNI-0458.2006
- SECR.-EMP-ATO-0841.1997
- SECR.-INFRA-CONSUNI-0017.2017
- SECR.-SAA-ATO-1436.2005
- SECR.-SECOM-ATO-2098.2008
- SECR.-SEI-ATO-0040.1998
- SECR.-SGP-ATO-0041.1998
- SECR.-SGP-ATO-0841.1997
- SECR.-SPL-ATO-0841.1997
- SECR.-SPL-ATO-1169.1997
- SECR.-SPL-CONSUNI-0029.2010
- SECR.-SRH-ATO-0841.1997
- SECR.-SRH-ATO-1011.1997
- SECR.-SRH-CONSUNI-0029.2010
2017
- Mem 175/2017/DOR/DPO (Código de Recolhimento referente a Projetos - Ano 2018)
- Circular Conjunta Nº 03 DAF/DPO/DPI/2017/DAF (Prazos para emissão de empenho)
- Circular Conjunta Nº 02 DPO/DPI/DAF/2017/2017/DAF (Em complementação às informações do Calendário de Encerramento de Atividades do Exercício de 2017)
- Circular Conjunta Nº 01 DAF/DPO/DPI/2017/DAF (Calendário de Encerramento de Atividades do Exercício de 2017)
- Circular Conjunta Nº 01 DAF/DPO/DPI/2017/DAF - Anexo III
- Circular Conjunta Nº 01 DAF/DPO/DPI/2017/DAF - Anexo II
- Circular Conjunta Nº 01 DAF/DPO/DPI/2017/DAF - Anexo I
- Circular Nº 14/2017/DPO (Limitações Orçamentárias em 2017 - Fonte de Recursos Próprios (0250))
- Circular Nº 06/2017/DPO (Execução de Despesas)
- Circular Nº 05/2017/DPO (Censo)
- Circular Nº 04/2017/DPO (Acompanhamento SIMEC)
- Circular Nº 01/2017/DPO (Relatório de Gestão)
2016
- Circular Nº 11/2016/DPO (Propostas para projetos de Atividades Específicas)
- Circular Nº 11/2016/DPO Anexos (Resolução do Conselho de Administração nº 40/2014)
- Circular Nº 11/2016/DPO Anexos (Tabela modelo - Atividades Específicas)
- Circular Nº 08/2016/DPO (LOA 2016: Alocação de crédito para as Atividades Específicas)
- Circular Nº 07/2016/DPO (LOA 2016: Alocação de crédito de Ações/Planos Orçamentários)
- Circular Nº 06/2016/DPO (Custo do ensino e do aluno da UnB de 2015)
- Circular Nº 05/2016/DPO (Alocação de crédito pelos critérios da Matriz e PDI)
- Circular Nº 04/2016/DPO (Regularização da estrutura formal dos Decanatos e da Prefeitura/UnB)
- Circular Nº 03/2016/DPO (LOA 2016: Despesas limitadas em 1/18 avos mensal até março/2016)
- Circular Nº 02/2016/DPO (Criação, Retificação e Cancelamento do Número de Referência)
- Circular Nº 02/2016/DPO Anexos (Criação e Cancelamento) e (Retificação)
- Circular Nº 01/2016/DPO (Limite orçamentário em 1/12 avos)
2015
- Circular Nº 019/2015/DPO (Informações para compor o Censo da Educação Superior 2015)
- Circular Nº 017/2015/DPO (Custo do ensino e do aluno da UnB de 2015)
- Circular Nº 016/2015/DPO (Informar a criação ou fechamento de laboratórios no ano de 2015)
- Circular Nº 015/2015/DPO (Dados individualizados da Matriz para manifestação)
- Circular Nº 014/2015/DPO (Convite para participar do BPM Day Educação)
- Circular Nº 014/2015/DPO Anexo (Realização do Evento BPM Day Educação)
- Circular Nº 013/2015/DPO (Proposta de Atividades Específicas)
- Circular Nº 012/2015/DPO (LOA 2015 - Execução de Despesas de Investimento)
- Circular Nº 011/2015/DPO (LOA 2015 - Execução de Emenda Parlamentar)
- Circular Nº 010/2015/DPO (Alocação de crédito pelos critérios da Matriz, PDI e Atividades Específicas)
- Circular Nº 009/2015/DPO (Indicação de representante para participar do grupo de trabalho do Sistema SIPAC-UFRN e indicação dos sistemas utilizados pela unidade)
- Circular Nº 008/2015/DPO (Prêmios/distinções, títulos e honrarias recebidos no ano de 2014)
- Circular Nº 007/2015/DPO (Anuário Estatístico 2015 com dados referentes ao ano de 2014)
- Circular Nº 006/2015/DPO (Programação das metas físicas para as Ações governamentais referentes ao exercício de 2016 e atualização dos dados dos coordenadores das ações)
- Circular Nº 005/2015/DPO (Encerramento do mandato dos representantes na CPO)
- Circular Nº 004/2015/DPO (Unidades Acadêmicas contempladas com recursos de atividades específicas)
- Circular Nº 003/2015/DPO (Custo Ensino Aluno 2014)
- Circular Nº 002/2015/DPO (Informações para compor o Censo da Educação Superior - 2014)
- Circular Nº 001/2015/DPO (Informações para compor o Relatório Anual de Gestão da FUB - 2014)
- Circular Conjunta Nº 001/2015/DPP (Descentralização de crédito do Programa Proap da Capes)
2014
- Circular Conjunta Nº 09/2014 DPO (Reprogramação de Recursos Próprios (fonte 0250) para o Exercício 2015)
- Circular Conjunta Nº 01/2014 DAF/DGP/DPO (Orientações quanto a processos de pagamento de contraprestação de serviços e auxílios financeiros a presquisador)
- Circular Conjunta Nº 01/2014 DAF/DPO (Cronograma de encerramento de atividades do exercício de 2014)
2013
- Memo. Circul. Nº 01/2013 - DAF / DPO (Cronograma de encerramento de atividades do exercício de 2013)
2012
2023
Atos
1. Ato Nº 011/2023 - Institui norma interna para concessão de licença capacitação
2020
Atos
2019
Atos
2017
Resoluções
- Resolução Nº 05/2017 - Instituir Grupo de Trabalho para propor medidas para a sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, aos controles internos e à governança
- Resolução Nº 04/2017 - Cria Comissão para analisar o Contrato Nº 074/2016, de prestação de Serviços Agropecuários, e elaborar proposta de redução de 25% nos custos do contrato, com minimização dos impactos causados por esta redução nas diversas áreas atendidas
- Resolução Nº 03/2017 - Retificar a Resolução do DPO Nº 01/2017 que institui Comissão responsável pela análise de pertinência e, se for o caso, elaboração de proposta de Flexibilização a ser submetida pelo DPO
- Resolução Nº 02/2017 - Substitui membro da Comissão instituída na Resolução do DPO Nº 01/2017
- Resolução Nº 01/2017 - Constitui Comissão responsável pela análise de pertinência e, se for o caso, elaboração de proposta de Flexibilização a ser submetida pelo DPONº 01/2017 - Constitui Comissão responsável pela análise de pertinência e, se for o caso, elaboração de proposta de Flexibilização a ser submetida pelo DPO
2016
Atos
2014
Resoluções
2013
Resoluções
- Resolução Nº 02/2013 (Constitui Comissão de Sindicância para apuração de responsabilidades quanto ao recebimento indevido de valores)
- Resolução Nº 01/2013 (Constitui Comissão de Sindicância para apuração de responsabilidades em processos de contratações de profissionais especializados)
2012
Resoluções
Atos
FUB
- Ato da Reitoria nº 0527/2017 (atualiza a estrutura organizacional do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, e dá outras providências)
- Ato da Reitoria nº 410/2016 (Aprova a atualização da estrutura organizacional do DPO)
- Ato da Reitoria nº 314/2016 (Estabelece as competências do DPO e de suas unidades, bem como as respectivas atribuições dos cargos, e dá outras providências)
- Resolução do CONSUNI n° 07/2016 (Aprova a criação do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde)
- Resolução do Conselho Diretor da FUB n° 06/2016 (Aprova o Relatório de Gestão da FUB 2015)
- Resolução do CONSUNI n° 04/2016 (Aprova o Orçamento 2016 da UnB)
- Instrução da Reitoria nº 0001/2016 (Estabelece norma interna para a vinculação de cursos aos docentes para efeito do Censo da Educação Superior e dá outras providências)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0063/2015 (Aprova o Planejamento Orçamentário 2016)
- Resolução do Conselho Diretor da FUB nº 0005/2015 (Aprova o Relatório de Gestão da FUB, referente ao exercício de 2014)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0003/2015 (Aprova o Relatório de Gestão do exercício de 2014)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0045/2014 (Altera os parágrafos 2º a 9º do art. 4º da Resolução do CAD nº 001/2009 e regulamenta a cobrança dos custos indiretos e a destinação dos recursos obtidos)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0040/2014 (Estabelece critérios para a Proposta de Atividades Específicas (PAE) no âmbito da UnB)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0032/2014 (Aprova o PDI 2014 - 2017)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0009/2014 (Aprova o Relatório de Gestão 2013)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0008/2014 (Aprova o Orçamento Programa Interno)
- Resolução do Conselho Diretor da FUB nº 0002/2014 (Aprova o Relatório Anual de Gestão da FUB, referente ao exercício de 2013)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0057/2013 (Aprova o Orçamento Programa Interno)
- Resolução do Conselho de Administração n° 0007/2013 (Estabelece a composição e as atribuições da CPO, previstas nos §§s 1º e 2º do art. 18 do Estatuto da Unb, bem como nos §§s 1º e 2º do art. 13 do Regimento Geral da UnB)
- Ato da Reitoria nº 385/2011 (Aprova a estrutura organizacional do DPO, e dá outras providências)
- Resolução do CONSUNI nº 29/2010 (Autoriza a criação do DGP e do DPO na estrutura organizacional da UnB; aprova emendas ao Estatuto e alterações no Regimento Geral da Instituição, e dá outras providências)
- Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão 0179/2017
Federal
Resoluções
- Constituição Federal – Art. 165 a 169
- Lei 13.255/2016 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2016)
- Lei 13.242/2015 (Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016 e dá outras providências)
- Lei 4.320/1964 (Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal)
- Lei Complementar nº 101/2000 (Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências)
- Lei 10.180/2001 (Organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal, e dá outras providências)
- Lei 8.112/1990 (Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais)
- Lei 8.429/1992 (Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências)
- Lei 8.666/1993 (Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências)
- Lei 10.520/2002 (Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências)
LOA
- Lei nº 13.414/2017 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2017)
- Lei nº 13.255/2016 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2016)
- Lei nº 13.115/2015 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2015)
- Lei nº 12.952/2014 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2014)
- Lei nº 12.798/2013 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2013)
- Lei nº 12.595/2012 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2012)
- Lei nº 12.381/2011 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2011)
Decretos
- Decreto 8.640/2016 (Dispõe sobre o empenho de despesas pelos órgãos, pelos fundos e pelas entidades do Poder Executivo até o estabelecimento do cronograma de que trata o caput do art. 8º da Lei Complementar nº 01/2000)
- Decreto Lei 200/1967 (Dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências)
Portarias
25 de Fevereiro de 2019
Atas
2020
2019
2018
2017
Resoluções
2019
RESOLUÇÃO DO CONSUNI Nº 17/2019
Altera o artigo 2º da Resolução do Conselho Universitário nº 00018/2017 referente à alteração da composição de membros da CPLAD.
RESOLUÇÃO DO CONSUNI Nº 16/2019
Aprova a emenda ao Estatuto e alterações no Regimento Geral da UnB que autoriza a criação da Secretaria de Meio Ambiente (SeMA) na estrutura organizacional da Instituição.
RESOLUÇÃO DO CONSUNI Nº 14/2019
Aprova a criação da Secretaria de Meio Ambiente (SeMA) da Universidade de Brasília.
2018
Institui a Política de Segurança da Informação e Comunicação da UnB - PoSIC/UnB.
Institui a Política de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação da UnB - PGTIC/UnB.
Estabelece diretrizes básicas para elaboração, inserção no Sistema Planejamento e Gerenciamento de Contratações, aprovação, divulgação e acompanhamento do Plano Anual de Contratações da Universidade de Brasília.
Estabelece normas e procedimentos para o parcelamento de dívidas vinculadas ao patrimônio mobiliário, imobiliário e ao ativo intangível da Universidade de Brasília.
2017
RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 0018/2017
Extingue as Câmaras de Planejamento e Orçamento (CPO) e de Administração e Finanças (CAF) e cria a Câmara de Planejamento e Administração (CPLAD).
Relatórios
Comissão para analisar despesas que possuem impacto relevante no orçamento da Universidade de Brasília e propor ajustes para o devido equilíbrio orçamentário.
1ª Reunião 09/08/2019
O Relatório de Gestão consiste em um instrumento integrante do processo de prestação de contas anual apresentado aos órgãos de controle interno e externo e à sociedade. Este documento tem a finalidade de apresentar os resultados alcançados pelos órgãos, entidades ou fundos da Administração Pública Federal contendo informações relativas aos objetivos e metas definidos para o exercício, a contribuição das estratégias, dos mecanismos de governança e da alocação de recursos para os resultados alcançados e as justificativas cabíveis.
A elaboração do Relatório de Gestão e suas peças complementares é regulamentada pelas orientações e normativos proferidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), os quais estabelecem as normas de organização e apresentação, o conteúdo do relatório, as unidades que participarão do processo de julgamento de contas e a operacionalização do Sistema de Prestação de Contas (e-contas).
O Relatório de Gestão da Universidade de Brasília é elaborado anualmente sob coordenação da Diretoria de Planejamento (DPL/DPO) com a colaboração das demais unidades da Universidade integrantes do processo de prestação de contas, buscando promover a integridade e a transparência dos resultados alcançados pela Universidade.
2023
1. Relatório de Gestão UnB 2023
3. Indicadores de Desempenho TCU 2024
5. Acordos Internacionais 2023
6. Macroprocessos Finalísticos 2023
7. Rol de Responsáveis em 2023
8. Projetos Desenvolvidos pelas Fundações de Apoio em 2023
9. Lista de Quadros, Gráficos e Figuras 2023
10. Reflexos da Desoneração da Folha de Pagamentos 2023
11. Declaração do Contador com Assinatura 2023
12. Parecer da Auditoria Interna sobre a Prestação de Contas 2023
13. Resolução de aprovação do Relatório de Gestão 2023
2022
1. Relatório de Gestão UnB 2022
3. Indicadores de Desempenho TCU 2022
5. Acordos Internacionais em 2022
6. Macroprocessos Finalísticos 2022
7. Projetos e Iniciativas de TIC 2022
8. Rol de Responsáveis em 2022
9. Projetos Desenvolvidos Pelas Fundações de Apoio em 2022
10. Lista de Quadros, Gráficos e Figuras 2022
11. Reflexos da Desoneração da Folha de Pagamentos 2022
12. Declaração do Contador com assinatura 2022
13. Parecer da Auditoria Interna sobre a Prestação de Contas 2022
2021
- Relatório de Gestão 2021
- Indicadores de Desempenho TCU 2021
- Lista de Gestores RG 2021
- Principais Projetos e Iniciativas de TIC em 2021
- Programas e Projetos Financiados com recursos Externos - Acordos Internacionais em 2021
- Programas e Projetos Financiados com recursos Externos - Acordos Nacionais em 2021
- Projetos Desenvolvidos pelas Fundações de Apoio em 2021
- RG 2021 Lista de Quadros, Gráficos e Figuras
- Rol de Responsáveis 2021
- Declaração do Contador com assinatura 2021
- Parecer da Auditoria Interna sobre a Prestação de Contas 2021
2020
- Relatório de Gestão 2020
- Resolução CAD N.16/2021
- Lista Completa de Gestores de 2020
- Lista de Siglas e Abreviações
- Lista de Figuras, Gráficos e Quadros
- Macroprocessos Finalísticos Detalhados
- Principais Projetos e Iniciativas de TIC em 2020
- Projetos Desenvolvidos pelas Fundações de Apoio em 2020
- Indicadores de Gestão - Metodologia TCU 2020
- Declaração do Contador 2020 com Assinatura
- Contratos enquadrados na legislação sobre Desoneração da Folha de Pagamento
- Rol de Responsáveis 2020
2019
- Relatório de Gestão 2019
- Lista de Figuras e Gráficos do Relatório de Gestão 2019
- Lista Completa de Gestores 2019
- Indicadores de Gestão - Metodologia TCU 2019
- Projetos Desenvolvidos pelas Fundações de Apoio 2019
- Principais projetos e iniciativas TIC em 2019
- Declaração do Contador com assinatura 2019
- Lista de Siglas 2019
2018
- Relatório de Gestão 2018
- Lista Completa de Gestores 2018
- Macroprocessos Finalísticos Detalhados
- Indicadores de Gestão - Metodologia TCU 2018
- Projetos Desenvolvidos pelas Fundações de Apoio 2018
- Principais projetos e iniciativas TIC em 2018
- Declaração do Contador 2018 com assinatura
- Contratos - Desoneração da Folha de Pagamento
- Lista de Figuras, Gráficos e Quadros
2017
- Relatório de Gestão 2017
- Relatório de Gestão 2017: Informações Consolidadas
- Documentos Complementares - Quadros DPA
2016
- Relatório de Gestão 2016
- Relatório de Gestão 2016: Informações Consolidadas
- Matriz Swot UnB
- Principais Parceiros Externos da UnB Relatório de Gestão 2016
- Quadros DPA
2015
- Relatório de Gestão 2015
- Apuração do Custo do Ensino e do Custo Aluno
- Convenios DPA Internacionais
- Convenios DPA Nacionais
- Fundações de Apoio
- Impacto do Treinamento no Trabalho
- Matriz Swot UnB
- Planejamento Institucional UnB 2014-2017
- Principais Parceiros Externos da UnB-2015
2014
- Relatório de Gestão 2014
- Competências UnB - 2014
- Matriz Swot UnB
- Memorando Circular DGP - 5052-2014
- Metodologia de Apuração do Custo do Ensino e do Custo Aluno (2003-2011)
- PAJ 608-2009
- Planejamento Estratégico 2014-2017
- Portaria n.324-2014
- Principais Parceiros Externos da UnB - 2014
- Quadro - Instrumentos de transferências vigentes em 2014
- Quadro - Movimentação orçamentária externa por grupo de despesa
- Quadro - Movimentação orçamentária externa
- Quadro - Movimentação orçamentária interna por grupo de despesa
- Quadro - Movimentação orçamentária interna
Relatórios Anteriores
- Relatório de Gestão 2013
- Relatório de Gestão 2012
- Relatório de Gestão 2011
- Relatório de Gestão 2010
- Relatório de Gestão 2009
- Relatório de Gestão 2008
- Relatório de Gestão 2007
- Relatório de Gestão 2006
- Relatório de Gestão 2005
- Relatório de Gestão 2004
- Relatório de Gestão 2003
Alguns dos relatórios antigos digitalizados estão incompletos.
2000 em Diante
- Manual do Sistema de Planejamento 2006 a 2010
- Relatório Anual de Atividades 2009
- Relatório de Planejamento Institucional 2008 (2º Trimestre)
- Bases do Planejamento Estratégico e Tático 2007
- PDI 2002 a 2006
- Relatório de Resultados Plurianuais 2002 a 2006
- Plano Quinquenal 2002 a 2006 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório de 2006 - 1º Trimestre - 2º Trimestre - 3º Trimestre
- Relatório Anual de Gestão 2006
- Plano Anual de Atividades (PAA) 2006
- PAA 2006 - Anexo por Área
- PAA 2006 - Anexo por Unidade
- Síntese PAA 2005
- Plano Anual de Atividades (PAA) 2005
- Relatório de Planejamento 2005 - 1º Trimestre - 2º Trimestre - 3º Trimestre
- Relatório de Planejamento 2004 - 1º Trimestre - 2º Trimestre - 3º Trimestre
- Relatório Trimestral de Planejamento 2003 - 1º e 2º Trimestre - 3º Trimestre
- Relatório de Acompanhamento do Planejamento 2002 (1º ao 4º Trimestre)
- Relatório de Planejamento 2002 (1º Trimestre)
- Relatório de Planejamento 2001 - 1º Trimestre - 2º Trimestre - 3º Trimestre - 4º Trimestre
- Relatório de Planejamento 2000 - 2º Trimestre - 3º Trimestre - 4º Trimestre
Alguns dos relatórios antigos digitalizados estão incompletos.
De 1980 a 1999
- Relatório de Planejamento 1999 - 1º Trimestre - 2º Trimestre - 3º Trimestre - 4º Trimestre
- Relatório de Planejamento 1998 - 3º Trimestre - 4º Trimestre
- Relatório de Planejamento 1997 (2º Trimestre)
- Relatório Anual de Atividades 1995
- Relatório de Gestão de 1993 a 1997
- Relatório Geral de Atividades 1984 Volume 1 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório Geral de Atividades 1983 Volume 2 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório Geral de Atividades 1982 Volume 1 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório Geral de Atividades 1981 Volume 1 - Parte 1 - Parte 2 - Parte 3
- Relatório Geral de Atividades 1980 Volume 2 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório Geral de Atividades 1980 Volume 1 (Diversas páginas em branco) - Parte 1 - Parte 2 - Parte 3
Alguns dos relatórios antigos digitalizados estão incompletos.
Até 1979
- Relatório Geral de Atividades 1979 Volume 2 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório Geral de Atividades 1979 Volume 1 (Faltam páginas 585 a 590) - Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4
- Relatório Geral de Atividades 1978 Volume 2 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório Geral de Atividades 1978 Volume 1 - Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4
- Relatório Geral de Atividades 1977 Volume 2 (Falta página 10)
- Relatório Geral de Atividades 1977 Volume 1 - Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4
- Relatório Geral de Atividades 1976 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório do Presidente da FUB 1975 - Parte 1 - Parte 2 - Parte 3
- Relatório do Presidente da FUB 1974 (Falta página 50) - Parte 1 - Parte 2
- Relatório do Presidente da FUB 1973
- Relatório das Atividades UnB 1970 (Falta página 60)
- Relatório das Atividades UnB 1969 (Faltam páginas 7 e 60)
- Diagnóstico de Desenvolvimento da UnB 1962/1968
- PDE UnB Plano Orientador UnB 1962
O Anuário apresenta informações sobre o ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão, quadro de pessoal, ações comunitárias, além de informações sobre órgãos complementares, centros, assessorias, secretarias, unidades auxiliares, execução orçamentária e convênios. O documento retrata, por meio de gráficos e tabelas a evolução da Instituição no período de cinco anos.
- Anuário 2023
- Anuário 2022 - PDF
- Anuário 2021 - PDF
- Anuário 2020 - PDF
- Anuário 2019 - Versão Digital - PDF
- Anuário 2018
Acesse relatórios de anos anteriores no Arquivo.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) consiste em um documento de caráter obrigatório, conforme determinado às Instituições de Ensino Superior (IES) do país, sejam públicas ou privadas, pelo Decreto n° 9.235, de 15 de dezembro de 2017 . O documento identifica a UnB no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas e políticas institucionais que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmico-administrativas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.
Dessa forma, o PDI UnB 2018-2022 orienta as ações institucionais para os próximos cinco anos e apresenta os anseios e os desafios decorrentes do atual contexto nacional e internacional em que a Universidade está inserida. Destaca-se que a construção desse plano abrangeu um processo colaborativo e participativo e teve como pressupostos o Estatuto e o Regimento Geral da UnB e o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI), principais referenciais estratégicos da Universidade, além de amparo em normativos legais.
Ressalta-se que o PDI UnB 2018-2022 foi elaborado de forma simultânea ao Planejamento Institucional, que também contempla o período de cinco anos de vigência. Dessa forma, o PDI é mais amplo e por isso engloba o Planejamento Institucional, pois este estabelece as ações que serão desenvolvidas para alcançar os macro-objetivos da Universidade.
Para informações sobre o PDI acesse o site: https://planejamento.unb.br/
Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2028